segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Hugo Nani, mecânico-chefe da Artivinco Racing e SPID, abre os boxes e nos apresenta os motores/potências/HPs...

- dragster do 'Grandão':
V8, 500"cc, 3500 HP. Combustível: metanol (M5)
Rodas/Pneus: 36/17/16”. Bitola/Pressão: 5 libras.

Pressão do blower: 40 psi
Peso: 870kg
Aceleração: 0 a 100: 0.920s



- dragster da Daniela:
V8, 400”cc. 2500 HP. Combustível: metanol (M5)
Rodas/Pneus: 34.5/17/16”. Bitola/Pressão: 5 libras.
Pressão do blower: 35 psi.
Peso: 820kg
Aceleração: 0 a 100: 1.1s

- dragster Jr. do Lucas:
600 cc, 48 HP. Combustível: metanol (M5)
Bitola/pressão: 5 libras, Peso:100kg.
Aceleração: 0 a 100: 4s


- dragster Jr.:da Isabela e Thiago:
1cilindro, 400cc, 18 HP. Combustível: gasolina C12.
Bitola/pressão: 5 libras.
Peso: 120kg
Aceleração: 0 a 100: 8s.


- dragsters da SPID:
Chevrolet Big Block 572”cc, 720 HP, Combustível: gasolina C12
Rodas/Pneus: 33/16/15”. Bitola/pressão: 5 libras.
Peso: 800kg
Aceleração: 0 a 100: 1.1s



- pick up:
V/6 Biturbo, 300"cc, 1200 HP estimado. Pressão do turbo: 2 bar.
Rodas/Pneus: 33.5/16/15”. Bitola/pressão: 5 libras.
Combustível: metanol (M5)
Peso: 1200Kg.
Aceleração: 0 a 100: na


quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vamos conferir como está a SPID



Boxes dos dragsters da Artivinco Racing

Pista de retorno em frente as arquibancadas

Saída do Túnel de retorno

Túnel de retorno

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Casal mais veloz do Brasil vence no Velopark - 15 novembro 2009

Parabéns a Daniela e 'Grandão' Frigo pela ótima performance com seus dragsters, neste final de semana, na 4ª Etapa COPA BRASIL, 14 e 15 de novembro no Veloprark (RS).
Daniela e 'Grandão' tem seus dragsters preparados pela Artivinco Racing que tem a frente o experiente mecânico-chefe Hugo Nani.

(DL) Drag Light
1º lugar: DANIELA FRIGO - Dragster 00,212+08,638= 08,850


(DT) Drag Top
1º lugar: SIDNEI 'GRANDÃO' FRIGO - Dragster 00,374+07,116= 07,490

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O que é “Powerboss” ou “Power Scrubber” e o Armadillo?

Conversando com o grande amigo, Fausto Oliveira Filho da Interco Trading, Inc., Flórida - E.U.A. (empresa fornecedora de equipamentos de alta performance para arrancadas além de outros mercados como indústria papeleira, indústria de corrugados, plástica, ...) explicou-me sobre:

- o “Powerboss” ou “Power Scrubber” (tratorzinho da esquerda), é um equipamento que aplica detergente na pista, esfrega, aspira e seca o resíduo do detergente que eventualmente fique na pista, a fogo. Na traseira do trator existem queimadores a gás que aplicam o ar quente na pista, secando.

Esse equipamento é de uso oficial da NHRA em todas as pistas.

- o “Armadillo” (tratorzinho da direita), escova a pista, suga a sujeira e a deposita na caçamba localizada na parte dianteira.

Que também dispõe
de queimadores a gás na parte de trás; originalmente esse equipamento não vem com esses queimadores - foi fabricado especialmente para a SPID.

Sendo batizado carinhosamente de 'tatuzinho Rabicó' por 'Grandão' Frigo e Fausto Oliveira Filho.

Não só dragsters americanos fazem parte da SPID outras máquinas que vão operar já estão na ativa


À esquerda temos o caminhão de bombeiro e à direita, o trator de limpeza, que tem a escova na frente para limpar a pista e um mecanismo na traseira para aplicação de borracha na pista; ele tem 5 tiras de pneus de competição e arrasta essas tiras na pista. Esse mecanismo também aplica o líquido para aumentar o atrito na pista, conhecido no Brasil como 'VHT'.
(VHT é uma marca e não um produto específico.)

O trator usa pneus especiais, lisos e não como os de tratores convencionais, já que os pneus com sulcos removem a borracha da pista e também podem causar danos a superfície de concreto.